Uma pergunta que deve estar de forma constante na cabeça dos fornecedores é: o que é preciso fazer para ter o máximo possível de êxito nas licitações que participo? Não se tem êxito em licitações pela simples participação, a busca pelo êxito começa nas práticas de gestão de cada empresa: ser boa compradora; ser boa negociadora com seus fornecedores; ser planejada e organizada; boa gestão documental; boa gestão tributária; boa contabilidade; ter boa reputação e confiabilidade por parte dos seus clientes. Apesar do crescimento do pregão eletrônico, e a tendência é cada vez mais o afastamento do pregão presencial, não se pode perder o relacionamento humanizado com o cliente público. Ter bom relacionamento com o cliente público não quer dizer relações sem o espirito republicano, ou sem o espirito da moralidade. Este estreitamento comercial deve ser visto como uma fonte de conteúdo para o cliente, porque muitas vezes o Órgão Público não tem informações atualizadas sobre as inovações tecnológicas, metodológicas e legais sobre determinado objeto. A sua empresa pode ser este canal. Sua empresa deve prestigiar sempre a transparência diante do cliente. Para tudo isso acontecer sua empresa deve investir no conhecimento de todos que participam do processo de venda por meio de licitações e ser bem assessorado para proteger bem seus direitos.
- Deixar de dedicar tempo à leitura do Edital e de todos os seus anexos;
- Deixar de levantar possíveis irregularidades técnicas e/ou jurídicas no Edital e seus anexos;
- Deixar de apresentar no tempo legal sua impugnação contra exigências não previstas em lei, contra formas e métodos de execução e/ou fornecimentos incompatíveis e/ou desnecessárias à solução que se pretende com o objeto da licitação;
- Deixar de exigir da Administração Licitante que declare as quantidades de cada item e os períodos em que serão adquiridas ou se pretende adquirir;
- Deixar de exigir que a Administração Licitante apresente o responsável pela análise das amostras exigidas como condição de julgamento da proposta, e os métodos de análise e avaliação que serão utilizadas;
- Deixar de combater a prática de preços estimados lesivos à empresa quando os mesmos apresentarem-se em desacordo com o mercado;
- Deixar de organizar as notas fiscais de suas aquisições para fazer prova de que o estimado previsto no Edital não está de acordo com o mercado;
- Deixar de exigir o direito de acompanhar as análises das amostras solicitadas, em dia e hora antecipadamente agendada, quando for o caso;
- Deixar de exigir o direito de corrigir erros sanáveis em documentos e propostas;
- Deixar de lutar por seus direitos nas licitações: impugnações, recursos administrativos, representações administrativas no Tribunal de Contas e mandados de segurança, cobrar a atualização do valor a receber quando pago com atraso, exigir o pagamento mesmo com as certidões negativas fora da validade, cobrar documento provando a entrega do objeto.
O que você precisa saber para estar no ranking das empresas que mais ganham licitações?
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